Volume I, Edição 1 / Março 2004

Vitaminas

O QUE SÃO?

As vitaminas são substâncias essenciais em processos do nosso organismo que são fundamentais para a manutenção da saúde. Normalmente, as vitaminas são obtidas através da ingestão de alimentos, porém, existem situações em que a variedade e a quantidade requeridas pelo nosso organismo não são supridas (avitaminose) e, logo, justificam a sua utilização como tratamento.

A utilização indiscriminada de vitaminas e minerais, sem aconselhamento médico, deve ser evitada, porque, certas vitaminas, quando em condições não carenciais, ou em super-dosagens no organismo, podem provocar intoxicações ou desequilíbrios orgânicos.

Estudos científicos revelam o benefício da administração de doses terapêuticas de vitaminas no tratamento de: inflamações e dor, determinados tipos de anemia, algumas alopecias, hemorragias, consolidação de fraturas, algumas perturbações oculares e auditivas, ou como antioxidantes para a prevenção de perturbações crônicas degenerativas.

Funções das principais vitaminas:

Vitamina A (Retinol) - é essencial para a visão, para um crescimento adequado e para a diferenciação dos tecidos.

Vitamina B1 (Tiamina) - é a chave para reações na decomposição da glicose em energia e desempenha um papel na condução dos impulsos nervosos e no metabolismo aeróbico.

Vitamina B2 (Riboflavina) - participa de reações metabólicas dos açúcares, gorduras e proteínas e na produção de energia.

Vitamina B5 (Ácido pantotênico) - atua no metabolismo dos açúcares, proteínas e gorduras, e é importante na manutenção e reparação de todos os tecidos. Está envolvida nas reações que fornecem energia, na síntese de compostos como o colesterol, hormônios, neurotransmissores e componentes da hemoglobina e anticorpos.

Vitamina B6 (Piridoxina) - Tem um papel importante no metabolismo das proteínas, açúcares e gorduras; as suas principais funções são: a produção de epinefrina, serotonina e outros neurotransmissores; a decomposição do glicogênio (depósito de glicose); o metabolismo dos aminoácidos.

Vitamina B9 (Ácido Fólico) - Atua no metabolismo dos aminoácidos. Está envolvida na síntese das moléculas que transportam a informação genética nas células, bem como na formação da células sanguíneas e de alguns dos constituintes do tecido nervoso. O ácido fólico é essencial para o crescimento correto e para o funcionamento adequado do sistema nervoso e da medula óssea.

Vitamina B12 (Cianocobalamina) - é necessária na formação dos corpúsculos do sangue, do revestimento dos nervos e de várias proteínas. Envolve-se no metabolismo dos açúcares e da gordura e é essencial para o crescimento.

Vitamina C (Ácido ascórbico) - é necessária para a produção de colágeno, a substância que dá estrutura à pele, aos músculos, tecidos vasculares, ossos e cartilagens. Contribui para a saúde dos dentes e gengivas. Auxilia na absorção do ferro a partir da dieta, na síntese de hormônios e neurotransmissores, no metabolismo do ácido fólico, na função imune,na função anti-oxidante, nas reações metabólicas de aminoácidos, em particular na prevenção da formação de nitrosaminas, potencialmente carcinogênicas no estômago.

Vitamina D (Calciferol) - é necessária para a absorção do cálcio e do fósforo no intestino grosso, para a sua mobilização a partir dos ossos e a para a sua reabsorção nos rins. Assim, a vitamina D assegura o funcionamento correto dos músculos, nervos, coagulação do sangue, crescimento celular e utilização de energia.

Vitamina E (Alfa-tocoferol) - protege as membranas biológicas, tais como as encontradas nos nervos, músculos e sistema cardiovascular. ajuda a prolongar a vida dos eritrócitos (glóbulos vermelhos) e ajuda o organismo a utilizar a vitamina A.

Empresa participante do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade TA 5374

Maria Christina Smith Dias Farmacêutica-bioquímica Responsável pela Pharmacus Farmácia de Manipulação®